m9 Weather News

Últimas Notícias

Chuvas provocam elevação do nível de rios e arroios em Caiçara

Por Vinni Maciel
Domingo, 08 outubro 2023

A elevação do nível de arroios e de rios por causa das chuvas que atingem a região do Alto Uruguai, no Norte do Rio Grande do Sul, provocaram inundações e alagamentos em diversos municípios, entre eles, Caiçara.

Áreas alagadas pelas águas do Rio Uruguai na Linha Boa Vista do Pardo, interior de Caiçara
Foto: Luciane Paula Peroza/Rede Social/Reprodução

Os problemas ocasionados pelas chuvas foram registrados pelo interior de Caiçara. Na manhã deste domingo (08), na Linha Mendes, houve transbordamento de um arroio na região da ponte que invadiu parte de propriedades ribeirinhas. Os problemas de elevação de nível de um outro arroio foi registrado na Linha Lajeado União, neste local, o trânsito de veículos e de pessoas sobre a ponte está interditado.


No decorrer da madrugada deste domingo, o transbordamento do Rio Uruguai atingiu diversas áreas, tanto pelo lado gaúcho como pelo lado catarinense. No território gaúcho, um dos pontos afetados pelas águas é a Linha Boa Vista do Pardo, interior de Caiçara.

A elevação do nível do majestoso rio, um dos mais importantes da América do Sul, é acompanhado pelo moradores ribeirinhos de Caiçara desde as primeiras horas da noite de sábado (07).

Além de Caiçara, outros municípios gaúchos banhados pelo Rio Uruguai também já enfrentam problemas pelas inundações como Iraí, Vicente Dutra e Pinheiro do Vale. No começo da noite de sábado, a medição do Rio Uruguai em Iraí, era de 10,68 metros, o que é considerado cota de inundação, segundo a Defesa Civil Municipal.

Áreas afetas em Caiçara:
>> Linha Mendes - transbordamento do arroio.
>> Linha Lajeado União - transbordamento do arroio e ponte interditada.
>> Linha João Pedro - transbordamento do rio.
>> Linha Canela - ponte submersa e interditada passagem.
>> Linha Caixão do Pardo - transbordamento do rio.
>> Linha Napoleão - transbordamento do rio.
>> Linha Boa Vista do Pardo - transbordamento do rio.

Nenhum comentário