Ciclone extratropical se afasta do continente em direção ao alto mar
Por Vinni Maciel | sexta, 06 maio 2022
Após dias de chuvas que atingiram os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no Sul do País, ocasionado por um ciclone extratropical que estava próximo da costa gaúcha, está se afastando do continente em direção ao alto mar, segundo informações das agências meteorológicas na quinta-feira (05).
Imagem de satélite mostra o ciclone se afastando do continente ainda na quinta-feira | Imagem: Zoom Earth/Reprodução
O ciclone extratropical não provocou ventania, no entanto, o grande volume de chuva sobre os dois estados no Sul do país, transbordou rios e arroios de forma muito veloz que não aguentaram a demanda de água, sendo inevitável as enchentes e os alagamentos, que provocaram diversos danos, remoção de famílias, moradias interditadas, além de ter provocado a morte de três pessoas no estado de Santa Catarina.
Com a terra saturada de tanta água, os deslizamentos foram registrados nos dois estados. No Oeste catarinense, pelo menos três casas foram tomadas pela lama, após um paredão de terra desabar, por sorte, não teve vítimas. Na Serra Gaúcha, uma estrada de chão batido cedeu e uma grande fenda se abriu de um lado a outro, impossibilitando o tráfego de veículos e de pedestres.
Após provocar diversos danos no Sul do país, o ciclone extratropical iniciou a sua retirada da costa gaúcha ainda na quinta-feira. As agências meteorológicas informaram que o ciclone apresentou enfraquecimento e por esta razão, está em curso a sua retirada pelo oceano Atlântico.
O sol voltou a brilhar ainda na quinta-feira, com mais força na parte da tarde. Para esta sexta-feira (06), sábado (07) e domingo (08), o sol prevalecerá sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O nevoeiro deve aparecer no amanhecer em alguns pontos dos três estados.
No Rio Grande do Sul, para os próximos dias, a máxima deve chegar aos 23°C, no entanto, a noite o friozinho marcará presença, mínimas entre 9°C e 11°C.
Nenhum comentário