Bernardo está em curso e deve provocar nevasca no Peru
Por Vinni Maciel | sábado 07 maio 2022
Especialistas do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru (SENAMHI) informam que o sistema de baixa pressão conhecido como Depressão Isolada em Altos Níveis (DANA), denominado de Bernardo, favorecerá a ocorrência de queda de neve isolada de grandes proporções e aumento do vento nas montanhas nas áreas do Centro e Sul do Peru.
Esta atividade atmosférica deve afetar o país sul-americano ainda neste sábado (07) e se estender até segunda-feira (09), descreve o órgão peruano à imprensa.
De acordo com as explicações, Bernardo está em curso sobre o Oceano Pacífico e sua rápida aproximação causará neve isolada em localidades de 4 mil metros acima do nível do mar, em áreas Planalto Central e Sul, e rajadas de vento que podem chegar a 50km/h. Além disso, SENAMHI pontuou que na costa peruana haverá pouca nebulosidade durante o dia.
Os nomes aplicados aos DANAS que geram efeitos no Peru ocorrem desde 2018. Esses nomes ou denominações correspondem a um nome feminino e um masculino, alternadamente, em ordem alfabética.
Nenhum comentário