Alerta para rápida elevação do nível das águas do Rio Uruguai
Por Vinni Maciel | Segunda, 30 maio 2022
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta às 15 horas, em suas plataformas sociais na internet, referente a cheia na região do Alto Uruguai. O Rio Uruguai, em rápida elevação, devido as chuvas dos últimos dias, deve avançar áreas costeiras no trecho entre os municípios gaúchos de Iraí e Porto Lucena.
Foto: Jairo de Souza/Reprodução
A vigência do alerta tem duração de 24 horas, destacou o órgão. A extensão aproximada entre os dois pontos, pelas águas do Rio Uruguai, é cerca de 220 quilômetros, e engloba ainda outros dez municípios gaúchos, além quatro cidades de Santa Catarina e dez localidades da Província Misiones, Argentina. Veja relação abaixo.
Rio Grande do Sul
>> Iraí
>> Vicente Dutra
>> Caiçara
>> Pinheiro do Vale
>> Barra do Guarita
>> Esperança do Sul
>> Tiradentes do Sul
>> Dr. Maurício Cardoso
>> Novo Machado
>> Porto Mauá
>> Porto Vera Cruz
>> Porto Lucena
Santa Catarina
>> Palmitos
>> Caibi
>> Mondaí
>> Itapiranga
Misiones - Argentina
>> El Soberbio
>> Guaraní
>> Colonia Alicia
>> Colonia Aurora
>> Alba Posse
>> 25 de Mayo
>> Barra Bonita
>> Panambí
>> Puerto Rosario
>> San Javier
Em Porto Xavier, no Noroeste gaúcho, entre quarta-feira (25) e domingo (29), o acumulado de chuva foi de 165 milímetros, segundo dados da estação meteorológica da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Já no município catarinense de Iporã do Oeste, próximo do Rio Uruguai, entre os dias 26 e 29, a estação meteorológica na Linha São Lourenço, registrou um acumulado de 181 milímetros. Em Mondaí, também em Santa Catarina, no mesmo período, registrou 177 mm.
No país vizinho, especificamente a Província de Misiones, entre os dias 25 e 29, o acumulado registrado ficou entre 183 mm e 287 mm, grande quantidade de chuva que deixou a terra dos municípios saturada.
Nenhum comentário