Ventos começam a ganhar força no Sul do Brasil e países vizinhos
Quarta, 23 de outubro de 2024
Por Vinni Maciel/Canal do Tempo
Estações meteorológicas espalhadas pelo sul do Brasil, Uruguai, sul do Paraguai e parte da Argentina registraram ventos entre 10 km/h e 26 km/h às 13h40 (horário de Brasília/DF) desta quarta-feira (23).
A reportagem do Canal do Tempo realizou esse levantamento devido à formação de um possível ciclone extratropical que pode afetar, em especial, a costa gaúcha, costa catarinense, costa paranaense, costa uruguaia e parte da costa argentina, com ventos que podem chegar a 100 km/h ou mais, segundo os centros meteorológicos.
As estações meteorológicas consultadas pelo Canal do Tempo informaram que o fenômeno ocorreu às 13h40, e os ventos atingiram 26 km/h em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, e Posadas, província de Misiones, na Argentina, ambas localidades distantes da faixa costeira do Atlântico.
As cidades de La Paloma, no litoral uruguaio, e Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, também registraram ventos acima de 20 km/h, mais especificamente, 25 km/h.
O ciclone extratropical (ainda em formação), é um centro de baixa pressão atmosférica onde o vento circula no sentido horário no Hemisfério Sul. Essas anomalias climáticas são gerados por grande contraste térmico entre massas de ar.
Importante destacar que todas as cidades dos três estados do Sul do Brasil estão sob alerta laranja. Mais detalhes, clique aqui!
Mapa com as localidades e a força do vento registrado às 13h40 desta quarta-feira (23) no sul do Brasil e países vizinhos:
Canal do Tempo - Notícias do clima desde 2015