Granizo é registrado na cidade e no interior de Cerro Largo nesta sexta-feira (17)
Por Vinni Maciel
Sexta, 17 novembro 2023
Os moradores de Cerro Largo, Região da Missões, no noroeste gaúcho, ficaram apreensivos com a queda de granizo na manhã desta sexta-feira (17). As pedras de gelo, porte médio a grande, provocaram diversos danos principalmente no setor da agricultura.
Quintal de uma propriedade na Linha São João Centro ficou esbranquiçada devido a grande quantidade de granizo
Imagem: Rede Social/Reprodução
Cerro Largo enfrenta mais uma jornada de tempo severo com chuva forte, ventania e queda de granizo. No começo da manhã desta sexta-feira, pedras de gelo afetaram localidades pelo interior do município gaúcho. No perímetro urbano, ruas, calçadas e gramados ficaram cobertos pelos gelos.
Os danos causados pelo mau tempo foram registrados em uma propriedade rural, na Linha São João Centro, que devido ao grande volume de granizo, provocou danos severos em estufas e também nas hortaliças que estavam plantadas a campo.
As pedras de gelo atingiram os bairros Brasília, Centro e Santa Maria, além das localidades do interior como Linha São Francisco e Linha São João Centro, são alguns dos pontos que registraram o fenômeno climático.
Entre 06 horas e 10 horas desta sexta-feira, o acumulado de chuva foi de 24 milímetros. O acumulado total de chuva entre 1º e 17 de novembro (até às 10 horas) é de 249 milímetros. Neste mesmo período, em 2022, foram apenas 47 mm, ou seja, em novembro deste ano choveu quase seis vezes mais.
O acumulado de chuva total em novembro de 2022, foi de 65 milímetros, sendo que dos 30 dias, a precipitação foi registrada em apenas seis dias, que ocorreram nas datas 11, 12, 13, 14, 21 e 22. Já em novembro deste ano, dos 17 dias, não choveu em seis dias.
Os cerro-larguenses encaram um novembro de 2023 chuvoso com acumulados que chegaram aos 60 mm em apenas um dia, feito esse registrado numa quinta-feira (09), conforme dados da estação meteorológica localizada no bairro São Fernando.
As novas atualizações dos boletins meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram que Cerro Largo segue sob alerta vermelho - classificada como tempestade extrema de grande perigo até às 15 horas desta sexta-feira (17). No entanto, não há muito o que comemorar, pois se não ocorrer nenhuma nova atualização meteorológica ao longo deste dia, os cerro-larguenses vão ficar no nível laranja até às 23h59.
Nenhum comentário