Arroio Tigreiros transborda e moradores ficam apreensivos em Espumoso, Rio Grande do Sul
Por Vinni Maciel
Quinta, 16 novembro 2023
Os moradores do bairro Santa Júlia, no município gaúcho de Espumoso, na região do Alto da Serra do Botucaraí, enfrentam problemas de inundações e alagamentos devido as chuvas desta quinta-feira (16).
Imagem: via Clic Espumoso/Reprodução
Além do bairro Santa Júlia, outros pontos de Espumoso também apresentam problemas, principalmente moradores que residem próximos ao Arroio Tigreiro e Rio Jacuí, ambos com nível em rápida elevação.
Importante frisar que o Arroio Tigreiro e o Rio Jacuí, em Espumoso, ambos já saíram fora do seu leito. Inclusive o alerta foi emitido pela Brigada Militar (BM) de que o Arroio Tigreiro saiu do seu leito normal e alagou algumas ruas da cidade gaúcha. Além disso, o alerta da BM tem como objetivo orientar que as famílias monitorem a situação das águas na medida do possível usem o bom sendo para retiradas de móveis e solicitar apoio para eventuais emergências.
As chuvas sobre Espumoso também afetaram os moradores da Travessa José Bonifácio. No final desta via, está o Arroio Tigreiro, com nível em elevação crescente neste começo de tarde desta quinta-feira, forçando os moradores a retirar os animais domésticos e objetos para um ponto mais seguro.
A população deve ficar atenta, por que no começo desta tarde de quinta-feira, o município de Espumoso entrou para o Alerta Vermelho - classificada de grande perigo de tempestades. Essa nova atualização do boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) se estende até sexta-feira (17).
O alerta Vermelho - Grande Perigo, pode trazer para Espumoso além de chuvas volumosas, ventos de até 100 km/h, podendo chegar a 120 km/h e chances de queda de granizo.
A estação meteorológica localizada no Arroio da Prata, interior de Espumoso, entre meia-noite e 14h30 desta quinta-feira, registrou 78 milímetros de chuva. Os municípios da região como Soledade e Não-Me-Toque, entre 40 mm e 50 mm.
Nenhum comentário