m9 Weather News

Últimas Notícias

Novos alertas de tempo severo foram emitidos para o Sul do Brasil

Por Vinni Maciel
Quarta, 11 outubro 2023

As notícias não são nada boa quando o assunto é tempo severo, e para piorar, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), agregou mais dois alertas para o Sul do Brasil, saindo de três avisos para cinco.

Foto: Reprodução da Internet

Os novos alertas foram direcionados para os três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que formam a Região Sul do país, sendo um Alerta Amarelo e outro Alerta Laranja. Em meio a esse "bombardeio" de avisos, o Alerta Vermelho - classificado como Grande Perigo, já encerrou sobre as áreas Noroeste gaúcho e Extremo Oeste catarinense, trazendo um pequeno alívio.


A jornada de chuvas sobre o Sul segue nesta quarta-feira (11), com a chegada de dois novos alertas, os três estados estão com todos os seus municípios em 100% vigilantes sobre as condições climáticas. Na soma, 1.191 cidades seguem sobre a rota do mau tempo com chuvas intensas, ventania, fortes trovoadas, quedas de granizo e intensa atividade elétrica.

O drama está sobre as áreas que seguem alagadas desde a rodada anterior de chuvas que transbordaram arroios, córregos e rios. Com a instabilidade sobre o Sul, a situação deve piorar para a população ribeirinha e de algumas cidades por onde passam grandes rios.

No período da manhã desta quarta-feira, a chuva pelo território gaúcho, em alguns pontos, chegou de forma agressiva, como por exemplo a Serra Gaúcha, com muitas trovoadas e raios. Na região vizinha, o Nordeste, foi registrado queda de granizo em Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul.

A reportagem detalhou os alertas (ver abaixo do mapa) em cores, classificações e suas severidades. No mapa abaixo, é possível ver o Sul do Brasil completamente "dominado" pelos avisos de condições climáticas severas. Neste mesmo mapa, informações como classificação e o término.

Arte de Canal do Tempo sobre imagem do INMET

Alerta Laranja (Tempestade)
>> Chuvas intensas com acumulados de até 100 milímetros, ventania entre 60 km/h e 100 km/h e quedas de granizo que poderão provocar quedas de energia elétrica, de árvores e galhos, estragos em plantações e alagamentos.

Alerta Amarelo (Vendaval)
>> Rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h que poderão provocar quedas de galhos.

Alerta Amarelo (Tempestade)
>> Chuvas intensas com acumulados de até 50 milímetros, ventos entre 40 km/h e 60 km/h e quedas de granizo que poderão provocar desabastecimento de energia elétrica e quedas de galhos.

Nenhum comentário