m9 Weather News

Últimas Notícias

Forte tempestade coloca cinco regiões sob alerta de ventos de até 120 km/h no Chile

Por Vinni Maciel
Sexta, 27 outubro 2023

Uma frente fria anunciada ainda no começo desta semana pelos centros meteorológicos chegou sobre a Patagônia e Sul do Chile nesta sexta-feira (27).

Chuvas fortes e ventos intensos: o sistema frontal que ameaça o centro-sul do Chile
Foto: Reprodução da Internet

As chuvas atingem as áreas da Patagônia e Sul do Chile desde o período da madrugada desta sexta-feira, em razão de um sistema frontal que conseguiu avançar sobre o país chileno devido ao enfraquecimento e recuo das altas pressões, que deixaram boa parte do país sem precipitações nas semanas anteriores. Essa anomalia climática terá registros de ventos fortes e intensa atividade elétrica.


O mau tempo sobre o sul do Chile deve provocar chuvas intensas com acumulados que podem chegar aos 120 milímetros, em especial, nas áreas montanhosas, durante a passagem do sistema frontal.

No entanto, meteorologistas destacam que pelo menos cinco regiões seriam as mais afetadas pelas tempestades ao longo deste final de semana. As regiões que estão na rota do tempo severo são Maule, Ñuble, Biobío e também, mais ao sul, La Araucanía e Los Ríos, durante o sábado (28). Outras regiões do centro-sul e sul poderão englobar os locais com chuva no decorrer do domingo (29). A instabilidade passará de forte para fraca no período da segunda-feira (30).


As atenções estão voltadas para o setor norte do país, embora as chuvas estejam localizadas no centro-sul e no sul do Chile, o avanço do sistema também afetará com chuvas volumosas o centro e norte chileno.

O relatório final aponta chuvas com acumulados entre 15 mm e 25 mm sobre a Região Metropolitana. O interior de Maule e em direção sul do Chile, precipitação deve ultrapassar os 100 mm.

Os ventos também vão marcar presença com muita força, entre 80 km/h e 100 km/h, sobre a região costeira sul, enquanto na Serra Sul as rajadas poderão chegar aos 120 km/h. A ventania deve ocorrer em Maule, Ñuble e O'Higgins, embora, com intensidade menores, entre 60 km/h e 80 km/h.

Nenhum comentário