Onda de calor deve provocar temperaturas acima dos 40°C no Rio Grande do Sul
Por Vinni Maciel | sábado, 11 fevereiro 2023
A população do Rio Grande do Sul deve ficar atenta a onda de calor que está sobre o estado desde sexta-feira (10) e deve seguir pelo menos até segunda-feira (13), com temperaturas de 5°C acima da média, detalhou o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Foto: Frederic J. Brown/Reprodução
O alerta de calor extremo para o estado gaúcho teve início na manhã de sexta-feira, já no primeiro dia da onda de calor, às máximas alcançaram a marca de 38°C em Porto Xavier (Noroeste) e 39°C em São Borja (Fronteira-Oeste). Para os próximos dias, as temperaturas deverão seguir muito próximo dos 40°C, ou no pior das hipóteses, ultrapassar a marca dos 40°C em algumas regiões.
Na capital gaúcha, a máxima registrada na sexta-feira foi de 35°C. Neste sábado, Porto Alegre deverá registrar máximas na faixa dos 36°C.
Em razão do ar seco e quente, o sol vai brilhar e com isso o calor se intensificará sobre o território gaúcho.
A projeção dos centros de meteorologia destacam que pancadas de chuva deverão ocorrer apenas na terça-feira (14), de forma bem isolada. No entanto, a chuva pode ser mais volumosa entre o final da tarde e começo da noite de quarta-feira (15), podendo atingir algumas partes do estado gaúcho.
Os especialistas da área da saúde pedem que a população evite sair entre 10h e 15h, horário esse de maior intensidade solar. Além disso, beber muita água para ficar hidratado. Outro alerta é sobre as atividades físicas, sendo o melhor horário nas primeiras horas do dia.
Nenhum comentário