Rio Grande do Sul fica fora da "rodada de chuva" nesta terça-feira (3)
Por Vinni Maciel | terça, 03 janeiro 2023
Enquanto a estiagem vai assolando o estado do Rio Grande do Sul, a chuva cai em abundância nos demais estados do País, ainda mais quando o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta terça-feira (3), alertas de chuvas intensas para todo o território brasileiro, com exceção o estado gaúcho.
Foto: Gustavo Mansur/Banco de Dados/Reprodução
Além do Distrito Federal, há previsão de chuva para 21 estados do país. As chuvas para boa parte destes estados poderão gerar acumulados de até 50 milímetros. Na faixa entre Sudeste e Sul, há chances de chegar até 70 milímetros, segundo informações do INMET.
No Rio Grande do Sul, a previsão não indica chuva. Também não há chances de chuva para os estados do Acre, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Em relação ao Rio Grande do Sul, a estiagem mobilizou boa parte de prefeitos a decretarem situação de emergência junto ao governo. E para piorar a situação dos gaúchos, a chuva deve voltar somente na segunda quinzena deste mês, segundo atualização do modelo de previsão estendida pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA, sigla em inglês), divulgada na manhã desta terça-feira.
Para as demais áreas do país, NOAA destaca boa chuva entre os dias 3 e 11 de janeiro, com acumulados que podem chegar aos 100 milímetros. Para o território gaúcho, acumulados devem chegar aos 80 mm entre os dias 11 e 19 de janeiro.
Imagem: INMET/Divulgação
Saiba onde chove e não chove nesta terça-feira (3):
Onde chove:
>> Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Goiás, Sergipe e Distrito Federal.
Onde não chove:
>> Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário