Granizo gigante deixa inúmeras pessoas feridas e um morto na Argentina
Por Vinni Maciel | sábado, 28 janeiro 2023
Uma forte e assustadora tempestade de granizo provocou danos severos na localidade de Villa Mercedes, situada na província de San Luis, Centro-Oeste da Argentina, na noite de quinta-feira (27).
Fotos: Redes Sociais e Defesa Civil/Divulgação
A imprensa local classificou como uma "noite de terror", após uma tempestade de granizo com pedras gigantes provocar destruição em massa na cidade turística de Villa Mercedes, que conta com uma população de 120 mil habitantes.
A viração do tempo teve início no começo da noite de quinta-feira, na sequência, intensa atividade elétrica denunciava a chegada da chuva, no entanto, o que a população e turistas não esperavam, era a queda de pedras de gelo de tamanhos superiores a bola de tênis e de ovos de galinha.
Fotos: Redes Sociais e Defesa Civil/Divulgação
De acordo com a Defesa Civil, as pedras de gelo que atingiram Villa Mercedes, chegaram a pesar 1,5 kg. Outras chegaram a pesar menos de um quilo, mas todas deixaram marcas destrutivas por toda a parte. Em questão de segundos, ficou tudo branco.
As autoridades do país vizinho relataram que a tempestade severa deixou inúmeras pessoas feridas em decorrência do granizo. Isso porque na noite de quinta-feira, ocorria a primeira noite de um evento a céu aberto, denominado de Festival de Rua Estrelar.
Foto: Rede Social/Reprodução
Com temperatura elevada, o evento reuniu grande público local e regional, além de muitos turistas que se deslocaram para Villa Mercedes, cidade que fica cerca de 100 quilômetros da capital San Luis.
As enormes pedras de gelo destruíram as barracas instaladas para a venda de bebidas e alimentos durante o festival. Os veículos estacionados no entorno do evento, ficaram danificados. A forte queda de granizo destruiu para-brisas e deixou a lataria amassada de quase 200 veículos. "Nenhum dos automóveis escapou do tempo severo", disse um agente policial à imprensa local.
Os hospitais e pontos de saúde da Villa Mercedes ficaram lotados de pessoas feridas, em razão das pedras de gelo terem atingido a cabeça, o que resultou em ferimentos como cortes e graves hematomas. "O sangue, misturado com a água da chuva, escorria pelo rosto das pessoas que estavam desesperadas", disse um dos paramédicos que atendeu os feridos no local do evento.
As autoridades informaram à imprensa que a tempestade na noite de quinta-feira, culminou com a morte de um homem de 70 anos. A vítima estava no local celebrando a primeira noite do Festival de Rua Estrelar, no entanto, em meio ao desespero, teve uma parada cardíaca. Até a publicação desta matéria, não foi informado nome e nem a sua naturalidade (ou nacionalidade).
Mas os danos da terrível tempestade, não ficou somente no evento festivo, isso porque inúmeras residências e empresas tiveram danos significativos ocasionado pela ventania, que provocou destelhamentos, a queda de granizo que "peneirou" os telhados e a forte chuva, o que gerou alagamentos em vários pontos da cidade.
Quedas de árvores e de galhos também ocorreram. Algumas plantas deixaram vias obstruídas, outras, caíram sobre muros. Além disso, quedas de árvores afetaram o serviço de energia elétrica e deixou alguns setores sem eletricidade. Outros serviços como telefonia e internet, também foram afetados.
Foto: Prefeitura/Divulgação
Após uma noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira (27) de terror, vivido e sentido na pele por moradores e turistas, a Prefeitura de Villa Mercedes iniciou os trabalhos de limpeza e remoção de placas e telhados caídos pelas vias, além do levantamento de dados sobre os atingidos pelo mau tempo.
As casas de saúde mantiveram algumas pessoas atingidas pelo granizo em observação, sendo liberadas entre a noite de sexta-feira e a manhã deste sábado (28).
Nenhum comentário