m9 Weather News

Últimas Notícias

Uruguai registra chegada de fumaça ocasionada por incêndio florestal na Argentina

Por Vinni Maciel | sábado, 20 agosto 2022

O Uruguai está em alerta devido a presença de fumaça oriunda de uma grande queimada florestal que ocorre no Delta do Rio Paraná, na Argentina, informou o Instituto Uruguai de Meteorologia (INUMET).

Mais de 90 mil hectares já foram consumidas pelo fogo nas províncias de Santa Fé e Entre Ríos, na Argentina
Foto: Governo da Argentina/Divulgação

De acordo com o INUMET, a presença de pequenas partículas (aerossóis) de fumaça provenientes dos incêndios na Argentina, já pode ser percebida em parte do Uruguai.

Dados do satélite revelou que há uma pequena concentração sobre o território uruguaio, o que pode gerar turbidez no céu, semelhante a um véu acinzentado com crepúsculos mais vermelhos do que o habitual, diz nota do INUMET em sua plataforma digital.


A fumaça está sobre partes dos departamentos de Soriano e Río Negro, há uma distância de 350 quilômetros (linha reta) de Sant'Ana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul.

A situação irá se manter pelo menos até o dia 25/08, dependendo da direção do vento, até que os incêndios sejam extintos.

De acordo com as agências de notícias oficiais da Argentina, pelo menos quatro pessoas já foram presas, suspeitas de terem criado uma fonte de fogo nas ilhas do Delta do Paraná. As autoridades culpam os habitantes locais, que queimam deliberadamente as pastagens, preparando o terreno para as colheitas que realizam nos próximos meses.

Nenhum comentário