m9 Weather News

Últimas Notícias

Potente ciclone subtropical a caminho do Uruguai e Alerta Laranja será ativado

Por Vinni Maciel | segunda, 16 maio 2022

A população uruguaia está apreensiva com a chegada do potente ciclone subtropical que deve atingir a área costeira do país vizinho na manhã desta terça-feira (17), conforme os alertas emitidos pelo Instituto Uruguaio de Meteorologia (INUMET) e a ampla cobertura jornalística de rádios, emissoras de televisão, portais de notícias e jornais.

Os ventos mais intensos ocorrerão durante o dia de terça-feira e afetarão principalmente Maldonado e Rocha
Foto: Ricardo Figueredo/Reprodução

O ciclone subtropical com rajadas de vento que variam entre 80 e 100 km/h, podendo chegar até 130 km/h, deve afetar as áreas Sul, Centro, Leste e Nordeste do Uruguai. "Com ventos nesta velocidade, é provável que ocorra quedas de árvores, destelhamentos de casas e empresas, e ainda, o desabastecimento de energia elétrica, telefonia, internet e água", informa o instituto que acompanha o clima sobre o país uruguaio.

O INUMET apelou ainda, que a população se afaste das zonas costeiras. O serviço social uruguaio, chamado de MIDES (Ministério do Desenvolvimento Social), trabalha na formação de equipes para atender pessoas que estão vulneráveis nas ruas.

Autoridades uruguaias vão emitir um Alerta Laranja no começo da manhã de terça-feira (17), direcionado para as áreas que estão na rota do potente ciclone subtropical. No caso da costa de Maldonado e Rocha, há grandes chances de gerar um alerta vermelho. "São departamentos que podem vir a sofrer grandes danos em decorrência dos fortes ventos", pontua INUMET.

O Alerta Laranja deve ter uma duração até as primeiras horas da quarta-feira (18), no entanto, dependendo da força do ciclone sobre o Uruguai, as autoridades devem prolongar o alerta.

Ainda no domingo, entre tantos boletins informativos que o INUMET repassou a população uruguaia, um deles apontou sobre a ventania, chuvas e queda de temperatura que podem perdurar até quarta-feira.

Nenhum comentário